Por ele eu Ponho minha mão no fogo: Qual o sentido?

Precisamos estar muito confiantes e seguros para fazer uso da expressão Por ele eu ponho minha mão no fogo. Mas então, o que ela de fato representa e quais são as situações práticas onde podemos observar o seu uso?

 

Para seguir entendendo melhor sobre, organizamos as principais informações logo abaixo, siga conferindo:

O que significa?

Quando usamos essa expressão popular, nos referindo ao fato de confiar tanto em alguém que seríamos capazes de arriscar a nossa mão no fogo em sua causa, acreditando que não seriam capazes de nos decepcionar.

 

Apesar de ser arriscado ter essa sensação, é algo que geralmente sentimos por pessoas muito próximas, que conhecemos há bastante tempo e já nos mostraram por diversos meios que são confiáveis e podemos contar com elas, não colocando em risco essa convicção que por muitas vezes é associada a sentimentos como o carinho.

Origem da expressão:

Essa expressão tem uma origem curiosa que remete ainda ao período da Idade Média, quando uma prova de fogo era feita com aqueles que precisam comprovar sua inocência, servindo como uma forma prévia de julgamento no momento em questão.

 

Essa prova consistia, basicamente, em entregar ao suspeito uma barra de ferro já aquecida. Ele deveria segurar o item com a mão e posteriormente era feito um processo para selar e fazer com que a barra ficasse sendo segurada por cerca de 3 dias.

 

Após o final do período, era desfeita a cobertura responsável por selar a mão na barra e nesse momento quem tivesse a mão sem sinais de queimadura era considerado inocente, sendo então liberto.

 

No entanto, aqueles que demonstravam ter sido queimados eram automaticamente tido como culpados e julgados como tal, sendo direcionados até a forca que era a sentença da época.

Exemplo prático

Em sentido prático, pensando já nos dias atuais, podemos utilizar essa frase para expressar confiança por uma outra pessoa, inclusive em momentos onde surge certa desconfiança de uma outra pessoa para com ela.

 

Então, para que entenda melhor, reunimos exemplos de frases onde a expressão se faz presente, olha só:

  • Por ele eu ponho minha mão no fogo, tenho certeza de que não faria isso.
  • Hoje é o aniversário do meu irmão! Por ele eu ponho minha mão no fogo e faço tudo que estiver ao meu alcance, pois sua felicidade é a minha.
  • Um dia eu disse: Por ele eu ponho minha mão no fogo. Depois, ele quebrou minha confiança.
2023.11.21