Esmola demais até Santo desconfia: Conheça o sentido do Ditado

Em muitas situações, podemos ouvir alguém dizer que quando a Esmola demais até santo desconfia. Mas apesar da expressão ser bastante popular, ainda se sabe pouco sobre o significado que ela busca apresentar.

 

Assim, para que não restem dúvidas sobre, logo abaixo a gente te explicou tudo sobre, olha só:

O que significa?

Esse ditado popular se refere ao fato de que diante de uma oferta muito boa, nos é causada certa desconfiança, um receio de que na verdade seja um golpe ou tenha outras intenções por trás que ainda não conhecemos.

 

Com isso, se torna uma forma de alerta para que a gente esteja atento a possíveis oportunidades que soem muito boas em primeiro momento, pois em muitos casos elas são feitas para que uma outra pessoa tire proveito da situação e da nossa ingenuidade.

 

Inclusive, por mais que a expressão já seja bem antiga, tem se tornado cada vez mais válida diante do surgimento de golpes como pessoas que oferecem oportunidades de emprego no exterior e ao chegar lá, é na verdade um local de tráfico humano, ressaltando a importância da desconfiança em alguns casos.

Origem da expressão:

Como acontece com muitos ditados populares, não sabemos ao certo quando ele surgiu ou quem foi o primeiro a usar a expressão. No entanto, o que podemos fazer é refletir sobre o contexto do seu surgimento.

 

Provavelmente isso aconteceu diante da força do catolicismo no Brasil, o que historicamente aconteceu por conta da influência da colonização portuguesa. Isso por conta dos termos usados: Esmola e Santo.

 

Ou seja, o ditado em si fala que quando a Igreja recebe valores altos por parte de um fiel, até o próprio Santo tem desconfiança sobre o que está realmente acontecendo.

Variações do Ditado:

Essa expressão se tornou tão comum e foi tão utilizado ao longo de tantos anos, que surgiram até mesmo novas versões para ela, onde o sentido é mantido mas algumas palavras mudam.

 

Por sinal, é bem provável de que já tenha ouvido ao menos alguma dessas formas de falar o ditado, sendo as principais delas as seguintes:

  • Quando a esmola é grande, até o velho desconfia.
  • Quando a esmola é grande, o pobre desconfia.
  • Quando a esmola vem, o padre já está cansado.
  • Quando a esmola é demais, até o cego desconfia.
2023.10.07