Amigos, amigos, Negócios à parte: Qual o significado?
Os ditados fazem parte do nosso cotidiano e expressam importantes lições, mas para isso é fundamental que possamos parar para refletir sobre eles. Com isso, entenda abaixo o que representa dizer Amigos, amigos, Negócios à parte:
O que significa “Amigos, amigos, Negócios à parte”?
Falar esse ditado carrega o significado de que independente da amizade que exista, os negócios devem estar separados das relações interpessoais, tendo em vista que são campos diferentes de nossa vida e é melhor evitar que se misturem.
Assim, esse ensinamento se mostra muito válido para nossa vida prática, sendo um alerta para que a gente não confunda diferentes áreas da vida e com isso possamos evitar o fracasso das mesmas por expectativas, por exemplo.
Etimologia da expressão
Sendo esse um ditado sem autor conhecido, podemos dizer que sua origem parte realmente da população que a partir de suas próprias trajetórias podem chegar a lições como essa que chegou a se tornar até mesmo título de filme ainda em 1981, demonstrando sua popularidade.
Atualmente a expressão está mais ligada ao meio empresarial, já que no ramo dos negócios é preciso contar com um público que não necessariamente contará com o apoio de amigos, sendo preciso pensar além disso para obter o sucesso.
Reflexão a partir do ditado
A amizade é muito valiosa, mas nem sempre ela poderá suprir as nossas expectativas, principalmente com relação a outras áreas. Por isso, é importante que se deixe de lado intencionalidades comerciais com os amigos, para que esse carinho não seja afetado.
Exemplo disso é quando emprestamos dinheiro a um amigo e o pagamento não é efetuado como deveria, assim nos colocamos em uma situação complicada. Outro caso é quando começamos um novo negócio e os amigos desejam descontos ou até comprar para pagar depois, o que não deve ser permitido por conta da vida pessoal.