Cada Macaco no seu Galho: O que Significa?
No geral os ditados populares são expressões muito curiosas que também nos permitem refletir sobre a vida. Exemplo disso é quando dizemos “Cada Macaco no seu galho”. Abaixo, entenda melhor sobre:
O que significa “Cada Macaco no seu galho”?
Quando dizemos “Cada Macaco no seu galho” estamos nos referindo a necessidade de que cada um possa cuidar daquilo que lhe diz respeito, assim passando a se intrometer menos na vida do outro para cuidar mais da sua própria.
É também uma maneira de evidenciar que devemos opinar apenas naquilo sobre o que sabemos ou que situações externas a nossa vida não devem contar com nossa intromissão no geral, sendo uma forma leve de lidar com muitas situações e assim, fugindo de complicações que podem ser evitadas.
Veja Também Água mole em Pedra dura: O que Significa?
Etimologia da expressão
A origem desse ditado nos remete ainda ao século XIX, onde países como o Brasil, Argentina e Uruguai se uniram em uma guerra contra o Paraguai. Em uma estrutura racista de época, os negros que participavam do embate eram denominados macacos.
Assim, na tentativa de surpreender os inimigos ao avistar os mesmos, Duque de Caxias gritou: Cada macaco no seu galho! Nesse momento, a expressão fazia a referência de que os homens negros do exército se organizassem de forma devida, tendo se tornado famosa a partir de então.
Veja Também Onde há Fumaça, há fogo: O que Representa?
Reflexão a partir do ditado
A partir desse ditado, podemos refletir sobre a forma com a qual lidamos com a vida, já que por muitos momentos acabamos focando muito no outro e esquecemos que nossa vida depende de nossa própria ação para seguir.
Por isso, podemos entender que aquilo que não nos compete não deve se tornar uma questão, já que o foco deve estar nos nossos próprios problemas, assim a vida tende a fluir de uma melhor maneira.