Em terra de cego, Quem tem um Olho é rei: O que significa?
É muito provável que você já tenha ouvido falar que em terra de cego quem tem um olho é rei, afinal esse ditado tem se mantido popular mesmo com a passagem do tempo e ainda nos traz importantes reflexões. Entenda melhor:
O que significa “Em terra de cego quem tem um olho é rei”?
Quando usamos esse ditado, ele transmite também o entendimento de que não é preciso ter muito para fazer o diferencial, pois em um determinado contexto dar o primeiro passo, mesmo que pequeno, já pode ser o suficiente para traçar um novo e melhor caminho.
Para além disso, ele nos revela ainda a importância de nos apegar ao que é verdadeiramente essencial, uma vez que do pouco podemos fazer muito e mesmo que a gente pense estar em um local ruim, há sempre uma situação pior que nos mostra o privilégio de onde estamos.
Etimologia da expressão
Essa frase, por mais que não tenha sua origem cronológica ou geográfica conhecida por se tratar de algo construído socialmente a partir da passagem do tempo, reflete ensinamentos populares que são repassados por meio de metáforas, sendo encaixada como um provérbio.
Por isso, ele passa a ser também parte da nossa cultural através do compartilhar de sabedoria, feito de forma diferente do habitual e se mantendo popular de acordo com o tempo, já que são frases passadas de geração em geração.
Outros ditados com sentidos similares:
-
- Devagar se vai longe.
- Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
- Quem não tem cão caça com gato.