Não ponha a carroça na frente dos bois: Veja o seu significado

É bem provável que você já tenha ouvido o conselho de uma pessoa mais velha dizendo o seguinte: Não ponha a carroça na frente dos bois! Mas, afinal, o que isso significa? Para entender melhor sobre, siga conferindo maiores explicações sobre o ditado popular:

O que significa?

Quando usamos esse ditado ou o vemos sendo utilizado, podemos entender que ele tem como sentido falar sobre a pressa de forma negativa, evidenciando que não adianta fazer tudo muito rápido e pular etapas que podem ser necessárias.

 

Ou seja, reflete a necessidade de desacelerar o ritmo em alguns momentos para entender o que está de fato acontecendo, se permitindo ir mais devagar e viver cada detalhe, sem pular fases ou apenas fazê-las por fazer, focando na rapidez e não no resultado.

 

Essa é uma lição muito importante, principalmente para a atual geração que tende a ser muito imediatista, querendo tudo o quanto antes e por conta disso, não aproveitando o hoje e deixando passar boas oportunidades nesse aspecto.

Origem da expressão:

Apesar de não se saber ao certo quem fez surgir a expressão, há dados que evidenciam que ela teria surgido por volta do século XVI, período no qual os portugueses passaram a trazer para o Brasil diversos bois.

 

Foi justamente nesse momento que a carroça se tornou o principal meio de locomoção no país, fazendo com que ganhasse popularidade e por isso, dando início também a analogias associadas ao seu uso, incluindo a reflexão proporcionada pelo ditado.

 

Assim, como ocorre com muitas das expressões populares que conhecemos, se tornou tão comum que é usada ainda hoje mesmo que não tenhamos informações tão exatas acerca do seu surgimento.

Quando usar?

Tendo em vista o sentido sobre o qual já mencionamos, é possível fazer uso desse ditado em muitas situações, sempre fazendo menção ao ato de respeitar o tempo de cada coisa, o que muitas vezes surge como um conselho.

 

Por exemplo, se você tem um amigo que está concorrendo a um ingresso para ir a determinado show em outra cidade e já está fazendo reserva de hospedagem para esse momento, você pode usar o ditado para dizer a ele que é melhor esperar pelo resultado antes de fazer planos que podem acarretar em prejuízos.

2023.09.21