Saco Vazio não Para em Pé – O Que Significa o Ditado?

Saco vazio não para em pé: uma expressão comum entre os mais velhos e direcionada principalmente às crianças na hora do lanche. Saiba o significado do ditado popular e como ele surgiu!

Significado do Ditado Popular

Os mais velhos usavam e até hoje se utilizam dessa expressão popular para se referir à importância de se alimentar para sustentar o corpo! O ditado era e ainda é direcionado principalmente para as crianças que, depois de tanto brincar, precisavam se alimentar. E, então, lá vinham os mais velhos com o “dizer” tão conhecido entre as gerações antigas!

Origem do Ditado

Não se sabe quando exatamente se originou esse ditado, mas provavelmente está ligada à ideia de que um saco plástico só se mantém em pé se estiver cheio de alguma coisa. Se estiver vazio, ele não se sustenta: cai, amassa ou é levado pelo vento!

Assim, o saco seria uma metáfora para o corpo humano: saco (estômago) vazio não para em pé! Afinal de contas, para podermos realizar algum tipo de atividade, o nosso corpo necessita de energia, certo? Energia essa que utilizamos no nosso dia a dia para correr, estudar, andar, brincar… E essa energia vem da nossa alimentação!

Através da digestão dos alimentos e absorção dos micronutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos, gordura e glicose, nosso corpo é nutrido e continua firme e forte para as atividades diárias!

Exemplos

E agora veremos em quais situações usar esse ditado popular se encaixa bem para falar sobre a importância de se alimentar!

“Você parece faminta, já almoçou? Olha… Saco vazio não para em pé!”

“Preciso comer logo, porque saco vazio não para em pé!”

“Vou procurar um restaurante para almoçar hoje, já está quase na hora e saco vazio não para em pé!”

2023.07.26