Quem vê Cara não vê Coração: O que Significa?

Quem vê cara, não vê coração: você já refletiu sobre esse ditado popular? Sabe realmente o que ele significa? A premissa é a mesma de “as aparências enganam”. Conheça o significado da expressão!

Significado do Ditado Popular

Não dá para decifrar as reais intenções de alguém ou a sua essência apenas pelo que ele aparenta ser. Temos a mania de criar estereótipos: um para pessoas más, outro para pessoas boas… Mas não é tão simples assim.

O ditado “quem vê cara não vê coração”, nos faz questionar as aparências. Você já deve ter conhecido alguém com “cara de bonzinho e inofensivo” que te decepcionou bastante. Alguém que fala baixo, que tem gestos suaves, é discreto e simpático… E quando menos se esperava, esse mesmo alguém mostrou as suas garras, como diz outra expressão popular.

Esse ditado é utilizado justamente como uma forma de aviso para que possamos nos precaver diante de lobos em pele de cordeiro. Essas pessoas costumam ser as piores, pois são inimigos disfarçados de amigos.

Outro significado da expressão

Você já deve ter ouvido a seguinte história ao menos uma vez na vida:

– Nossa, fulano era tão alegre, vivia sorrindo, aparentava não ter problemas… E de repente tirou a sua própria vida…

Esse é outro exemplo de que as aparências enganam de muitas formas. De modo que alguém pode aparentar estar bem e, na verdade, estar mal, precisando de ajuda, passando pela pior de suas fases.

Como é o ditado em inglês?

Em inglês, o ditado popular é falado da seguinte forma:

The face is no index to the heart.

A tradução literal é “O rosto não é indício para o coração”. O que quer dizer que nossas expressões nem sempre traduzem o que realmente estamos sentindo. Somos capazes de fingir emoções, de esconder sentimentos, de escolher não transparecer o que realmente sentimos.

Viu como não dá para julgar um livro pela capa? A essência de alguém e as suas reais intenções não se refletem em sua aparência!

2023.07.05