Quem não tem cão caça com gato: O que significa?

Há ditados populares que refletem concepções sociais bem curiosas e interessantes, como por exemplo “Quem não tem cão, caça com gato”. Logo abaixo, poderá conferir uma análise sobre essa frase e exemplos acerca do seu uso.

O que significa “Quem não tem cão, caça com gato”?

Quando utilizamos esse ditado, estamos nos referindo a necessidade de fazer adaptações diante de uma determinação ação que não é possibilitada. Sendo assim, se torna preciso pensar em novas formas de fazer, não sendo possível buscar pela ideia inicial, mas sim buscando outra que funcione no momento.

Isso pode ser entendido como a capacidade de se reinventar ou até mesmo um improviso para que depois refaça de uma melhor maneira. Mas, de toda forma, corresponde a ação de ter que buscar um modo diferente do que esperava usar para a realização de algo.

Origem da expressão

A origem dessa expressão é diferente da maneira que a lemos atualmente. Isso porque sua forma original seria “Quem não tem cão, caça como gato”, o que teria um sentido diferente daquele proposto acima como interpretação ao ditado.

Com base na frase original, a expressão passaria o sentido de que quando não podemos agir de forma mais ágil como um cão, devemos então adotar a postura de um gato, que é mais sorrateiro para alcançar os seus objetivos.

Exemplos:

  • Vou precisar mudar os planos, afinal, quem não tem cão, caça com gato.
  • Quem não tem cão, caça com gato, Às vezes, é preciso mudar o trajeto.
  • Se vire para conseguir. Quem não tem cão, caça com gato.
  • Você já ouviu falar que quem não tem cão caça como gato? Faça o que puder, mas não deixe de tentar.

É errado usar esse ditado?

Diante do conhecimento acerca da versão original desse ditado, são comuns as dúvidas quanto ao seu uso, afinal, está incorreto falarmos que quem não tem cão, caça com gato?

A verdade é que todos os ditados populares estão abertos a mudanças, já que surgem na sociedade e são divulgados pela mesma, sendo comum que hajam adaptações, o que acontece muito de acordo com cada região onde é utilizado, por exemplo.

Dessa maneira, seu uso não está errado, principalmente por já ser amplamente conhecido. Então, quando quiser utilizar a expressão, não precisa ter receios para tanto. De toda forma, é interessante saber do contexto por trás dela.

Outros significados

Assim como a expressão em si é passível de mudanças, o sentido apresentado por ela também pode mudar de acordo com a análise de cada pessoa. Com isso, além do significado geral sobre o qual falamos, há outras variadas interpretações.

Uma delas sugere que, além do ditado ressaltar que devemos nos virar, mostra que devemos fazer isso sozinhos, já que o gato é um animal mais solitário, em geral gostando de realizar a caça sem companhia.

Além disso, outras pessoas entendem que a expressão ressalta a necessidade de adaptação como um meio para encontrar a sua melhor versão, tendo em vista que apesar de costumarem ter um porte menor, os gatos são consideradores melhores caçadores que os cães em muitos casos.

Em: Todos,
2022.05.18