Ditado Popular: Em Terra de Cego Quem Tem um Olho é Rei!
Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Este ditado popular quer dizer que, em um ambiente onde ninguém sabe de nada, basta um mínimo de conhecimento para comandar a todos e para aproveitar as melhores – ou as únicas – oportunidades. Ou seja, no meio da ignorância, quem sabe pouco domina.
Por exemplo: um líder religioso que se utiliza da fé dos fiéis para extorquir dinheiro.
Essa expressão também pode significar que, em uma determinada situação onde as pessoas não se preparam (cegos), os poucos que buscam um mínimo de preparação (olho) se sobressaem perante os demais. (reis).
Por exemplo: Mateus estudou um pouco para a prova, mas os seus colegas não, e conseguiu passar na média. Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
Também há quem interprete esse ditado de forma ainda mais positiva: quem consegue enxergar oportunidades em meio à multidão de cegos, pode ajudá-los a aproveitá-las e, por isso, se torna “rei”.
Em terra de cego, quem tem um olho é rei, e quem tem dois olhos é muito malvisto
Nessa versão, existe uma outra reflexão importante. Por que em terra de cego, quem tem dois olhos é muito malvisto? Isso quer dizer que as pessoas que possuem uma inteligência e capacidade acima da média são vistas como uma ameaça por quem está no poder sem ter mérito e competência para isso.