As Aparências Enganam: Nem Tudo o que Parece É!

A sabedoria popular mostra através de vários ditados que nem tudo o que parece, de fato, é! As aparências enganam, beleza não põe mesa e nem tudo o que reluz é ouro: com certeza você já ouviu algum desses ditados!

As aparências enganam

Quando alguém parece ser algo que não, aí vem o alerta: as aparências enganam! Esse ditado popular é utilizado, geralmente, de forma negativa, para se referir a alguém que finge ser algo que não é: bom, rico, bonito, gente boa… Quantas pessoas que mostram querer o seu bem, no fundo, torcem contra você?

Na era das redes sociais, esse ditado se encaixa muito bem. Quantas pessoas se mostram em vídeos e fotos editadas com filtros que escondem os seus verdadeiros traços? Quantas pessoas parecem felizes, mas, no fundo, estão vazias e tristes?

Quantos parecem levar uma vida de luxo quando estão afogados em dívidas ou mostrando aquilo que não pertence a eles? Pois é… Existem pessoas que vivem um legítimo conto de farsas!

Julgar pela aparência

“As aparências enganam” também nos alerta para que não julguemos alguém pela aparência, assim como um outro ditado nos diz para não julgarmos um livro pela capa.

Alguém que é desprezado pela aparência, pelo modo de se vestir, pela classe e condição social, pode ser muito mais nobre do que quem aparenta e se comporta como alguém da alta sociedade. Como diz o autor desconhecido:

Lembre-se de que a aparência externa é somente uma capa onde escondemos nosso verdadeiro interior.

Uma pessoa simpática na rua, pode ser uma tirana em casa. Por trás de sorrisos, podem se esconder más intenções. Temos a cultura de julgar as pessoas pela aparência e supervalorizar aquelas que aparentam ter mais: que se vestem melhor, que possuem o último carro do ano, a maior casa, as melhores viagens…

Mas, na verdade, não sabemos quem é quem apenas pela aparência. Mas como diz outro ditado: nem tudo que reluz é ouro!

Ao longo da tua vida tem cuidado para não julgares as pessoas pelas aparências. (Jean de La Fontaine)

Felizmente, ninguém consegue fingir ser quem não é por muito tempo. Então, mais cedo ou mais tarde, as máscaras caem. Quer se livrar dessas pessoas em sua vida? Observe os sinais, pois elas estão mostrando, a todo tempo, quem são de verdade nos pequenos gestos.

Aplicação em frases

Uma das melhores formas de entender os possíveis contextos de uso para uma expressão é percebendo situações nas quais ela acaba se fazendo presente. Então, trouxemos exemplos de frases com esse ditado para que tenha uma maior noção sobre:

Eu sempre achei que você fosse confiável, as aparências enganas.

As aparências enganam, o homem que me roubou estava muito bem vestido.

Cuidado com quem dizer seu amigo, as aparências enganam.

Quando eu o conheci, achei que era alguém muito diferente de quem realmente é… As aparências enganam.

Confie desconfiando, as aparências enganam e não estamos no coração de ninguém.

Inspiração musical

Você sabia que esse ditado popular ficou tão popular que inspirou uma música bastante conhecida? Inclusive, o próprio nome da canção é As aparências enganam e é interpretada por Elis Regina, Confira um trecho a seguir:

As aparências enganam
Aos que odeiam e aos que amam
Porque o amor e o ódio se irmanam
Na fogueira das paixões

2024.10.10