Para bom entendedor Meia palavra basta: Entenda o Significado

Os ditados populares são expressões que estão na nossa vida, mesmo que nem sempre a gente pare para os compreender. Sabendo disso, entenda e reflita abaixo sobre o sentido de “Para bom entendedor meia palavra basta”.

O que significa “Para bom entendedor Meia palavra basta”?

Falar que para bom entendedor meia palavra basta é o mesmo que dizer que para quem possui a devida inteligência, não é preciso dizer muito ou dispor de tantas explicações, pois algo simples já irá representar muito daquilo que queremos dizer sem a necessidade de rodeios para tanto.

Essa é uma forma de evitar discussões e até mesmo estimular palavras mais simples, inclusive como “sim” ou “não” que podem nos ajudar em muitos sentidos sem que seja preciso uma resposta tão grande, uma vez que se mostram suficientes diante de diversas perguntas.

Etimologia da expressão

A origem do ditado é francesa e sua versão original é “A bon entendeur, salut”, chegando ao português como “Para bom entendedor meia palavra basta” ou ainda com variações que incluem “poucas palavras bastam” ou “piscada de olho é mandato”, por exemplo, seguindo com o mesmo sentido de interpretação.

A expressão ainda se mostra antiga, se popularizando entre os franceses desde o século XV e alcançando outros lugares para além do Brasil, exemplo disso é a Itália, onde ganhou a versão de “a buon intenditor poche parole”, e na Espanha onde ficou conhecida como “al buen entendedor pocas palavras”.

Reflexão a partir do ditado

Esse ditado nos leva a pensar que nem sempre o excesso de explicações é bem vindo, já que uma resposta curta e objetiva pode até mesmo propiciar uma comunicação melhor, além de simplificar o contato e deixar claro o que deseja informar.

Isso serve muito para o nosso cotidiano, onde podemos nos prolongar em determinada situação fazendo com que ela vire uma problema, sendo que desde o primeiro momento poderíamos ter finalizado a questão com uma resposta simples, evitando até mesmo situações como a má interpretação.

2022.07.22