Quando um Não quer Dois Não Brigam: Significado do Ditado Popular

Quando um não quer, dois não brigam: saiba qual é o significado deste ditado popular cheio de sabedoria! Em toda e qualquer situação, a sua postura pode definir o rumo de qualquer discussão.

O que quer dizer Quando um não quer, Dois não brigam?

Essa expressão popular é utilizada para dizer que quando uma pessoa não aceita o que a outra pessoa propõe ou não responde a uma provocação, então não há mais pelo que discutir. Afinal de contas, uma briga ou uma discussão depende da ação de ao menos duas pessoas.

Esse é um ditado muito utilizado, também, na esfera dos relacionamentos, no momento em que um parceiro já não quer mais seguir adiante com a relação: quando um não quer, dois não brigam. Ou seja: cada um segue o seu caminho, já que não há mais consenso entre os dois.

Para refletir e aplicar esse ditado em situações reais, é só lembrar dele quando você se ver envolvido em um conflito: você será responsável por pelo menos 50% dele, podendo optar por prosseguir na discussão ou não. E se você optar por não participar, a outra pessoa não poderá fazer isso sozinha.

É claro que a outra pessoa pode continuar falando sozinha e tentando te provocar. Mesmo assim, ela não poderá te atingir se você não permitir.

Quando um Não quer Dois Não Brigam – Ditado em Inglês

Existe um equivalente para esse ditado em inglês: “It takes two to tango”, que diz que é preciso duas pessoas para dançar tango. O sentido da expressão é o mesmo, pois da mesma forma que não é possível dançar tango sem um par, uma briga também não acontece se a outra pessoa não quiser brigar.

Exemplos

Confira alguns exemplos de situações em que esse ditado pode ser utilizado:

  • Nós terminamos o noivado: quando um não quer, dois não brigam!
  • Ela disse que foi tudo culpa minha, mas quando um não quer, dois não brigam.
  • Você deve se responsabilizar apenas por seus atos. Quando um não quer, dois não brigam!