Gato Escaldado tem Medo de Água Fria: Significado do Ditado Popular
Você com certeza já ouviu este ditado: Gato escaldado tem medo de água fria! O significado do ditado popular remete à desconfiança após sofrer uma decepção ou golpe. Saiba mais sobre a expressão e em quais contextos ela se aplica.
Significado do Ditado Popular
Gato escaldado tem medo de água fria: explicando o ditado literalmente, um gato que já foi mergulhado em água fervente passa a temer e evitar até mesmo a água fria, porque a água o relembra do trauma que ele viveu.
É claro que essa é uma situação hipotética – nenhum gato foi escaldado aqui! Mas ela traz uma reflexão interessante: o gato evita a água fria porque ele pensa que vai ser escaldado novamente. Ele não paga para saber, primeiro, se a água está quente ou fria e se pode queimá-lo, ele só foge, pois fica mais desconfiado e precavido contra o que pode fazer mal a ele.
Neste caso, o gato hipotético foge da água fria porque ele não sabe que ela não irá lhe fazer mal. Na vida real, é diferente: a grande maioria dos gatos foge da água instintivamente, não importa se já sofreu ou não algum trauma como o de ser escaldado!
E assim acontece com quem sofre uma decepção, golpe ou trauma – começa a evitar tudo aquilo que representa um perigo de colocá-lo novamente na mesma situação. Mesmo que seja uma situação que não representa um perigo real, quem sofreu interpreta os sinais de maneira diferente, passa a encontrar agulhas no palheiro e a identificar mais facilmente chances de se dar mal.
A desconfiança cresce e todas as situações de vulnerabilidade são evitadas para que jamais se corra o risco novamente de passar por aquela mesma situação. Cria-se uma casca de proteção para evitar o mesmo sofrimento. E assim nasce um(a) traumatizado(a).
O Ditado existe em inglês?
Esse ditado existe em inglês, mas não com uma tradução literal. Na língua inglesa, o ditado correspondente é “Once burned, twice shy”, que significa, na tradução: uma vez queimado, duas vezes tímido. Ele traz o mesmo sentido que o nosso “gato escaldado tem medo de água fria”!
É saudável agir assim?
E será que é saudável agir assim? Até certo ponto, sim! Após um evento negativo, é natural e até esperado que nós fiquemos mais alertas para não passar por aquela situação novamente. Isso é importante, pois evita muitos perigos!
Mas se o indivíduo se fecha para toda e qualquer relação ou experiência após sofrer um trauma ou decepção, isso pode se transformar, até mesmo, em um processo patológico. Todos nós estamos sujeitos a erros, experiências ruins e decepções nesta vida, mas também devemos apostar no novo e nos arriscar novamente, dentro do que é seguro e aceitável para cada um.
Traumas devem ser ressignificados!